Salada morna de lentilhas com berinjela tostada
- Acostuma
- há 2 dias
- 3 min de leitura
Essa receita do livro Plenty do Ottolenghi é uma das minhas saladas mornas preferidas. Eu simplesmente amo o sabor da berinjela tostada na chama do fogão ou na churrasqueira.
Ingredientes:
· 2 berinjelas médias
· 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
· sal e pimenta-do-reino
· 1 xícara de lentilhas pequenas escuras lavadas (deixei de molho de um dia para o outro)
· 3 cenouras pequenas, descascadas
· 2 talos de aipo
· 1 folha de louro
· 3 ramos de tomilho
· 1/2 cebola branca
· 3 colheres de sopa de azeite, mais um pouco para finalizar
· 12 tomates-cereja, cortados ao meio
· 1 colher de sopa de salsinha picada grosseiramente
· 1 colher de sopa de coentro picado grosseiramente
· 1 colher de sopa de endro picado grosseiramente
· 2 colheres de sopa de crème fraîche (pode usar iogurte, como eu fiz)
Modo de preparo:
Coloque as berinjelas diretamente sobre duas chamas médias e asse por 12 a 15 minutos, virando com frequência com uma pinça de metal, até que a polpa fique macia e defumada e a casca esteja completamente queimada. Fique de olho o tempo todo para que elas não peguem fogo. Para preparar no forno, coloque-as numa assadeira forrada com papel-alumínio e leve diretamente sob o grill por 1 hora, virando algumas vezes. As berinjelas precisam murchar completamente e a casca deve queimar e rachar.
Retire as berinjelas do fogo. Faça um corte no centro das berinjelas e retire a polpa com uma colher, evitando a casca queimada. Ou deixe esfriar em uma tigela coberta e depois retire a casca. Depois de separada a polpa da berinjela tempere com sal, pimenta e 1/2 colher de sopa do vinagre.
Para o cozimento das lentilhas: corte uma cenoura e meio talo de aipo em pedaços grandes e junte à panela. Adicione a folha de louro, o tomilho e a cebola, cubra com bastante água e leve para ferver. Cozinhe em fogo baixo por até 15 minutos, ou até que as lentilhas estejam macias, retirando a espuma da superfície de tempos em tempos. Escorra em uma peneira. Remova e descarte a cenoura, o aipo, o louro, o tomilho e a cebola, e transfira as lentilhas para uma tigela. Acrescente o restante do vinagre, 2 colheres de sopa do azeite e bastante sal e pimenta; mexa e reserve em um lugar aquecido.
Corte a cenoura e o aipo restantes em cubos de cerca de 1 cm e misture com os tomates, o azeite restante e um pouco de sal. Espalhe tudo em um refratário e leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que a cenoura esteja macia, porém ainda firme.
Adicione os legumes assados às lentilhas ainda quentes, depois junte as ervas frescas picadas e mexa delicadamente. Prove e ajuste o tempero. Distribua as lentilhas nos pratos. Coloque um pouco da berinjela no centro de cada porção e finalize com uma colherada de crème fraîche ou iogurte. Termine com um fio de azeite.
Para ver o vídeo com o passo-a-passo, é só clicar aqui.
OBS 1. Para cozinhar as berinjelas na chama do fogão a gás você pode forrar a área ao redor das bocas com papel-alumínio para facilitar a limpeza.
OBS 2. Você pode usar as ervas frescas da sua preferência.
OBS 3. Se as lentilhas não ficaram de molho, pode ser necessário mais tempo para que elas estejam cozidas.
OBS 4. Eu preparo uma quantidade maior de lentilha e congelo em formas de silicone, como mostro nesse vídeo aqui. Ter a lentilha preparada congelada agiliza muito o processo, simplesmente retiro do freezer a porção que vou utilizar e aqueço no micro-ondas.
Eu gosto tanto dessa receita que foi a primeira que escolhi gravar para a nossa série: Do livro ao prato. Nessa serie compartilhamos as nossas receitas favoritas dos livros do nosso acervo.









Comentários