Os acompanhamentos brilharam na nossa ceia de Natal. E a opção de proteína que escolhemos fazer foi esse delicioso Rosbife. Simplesmente um clássico e cheio de sabor. E se sobrar, é extremamente versátil para as refeições do dia seguinte!
Ingredientes:
1,8 kg de filé mignon
50 g de manteiga
alecrim
dentes de alho
azeite
sal
pimenta do reino
Para molho:
fundo da frigideira
2 chalotas (ou cebolas)
talos de cebolinha
estragão
1/2 x de vinho tinto
1 x de caldo de legumes
água
alho - fatiado em lâminas - azeite
Sal em flocos para finalizar
Modo de Preparo
Tempere uma peça de filé mignon com sal e pimenta do reino.
Coloque em uma frigideira de fundo amplo: manteiga, azeite, dentes de alho amassados e ramos de alecrim.
Aqueça a frigideira (ligue a coifa) e disponha a peça de filé mignon para dourar em todos os lados. Enquanto a carne fica paradinha na frigideira para que aconteça a caramelização, disponha os dentes de alho e o alecrim sobre a peça de filé.
Depois de dourar bem toda a circunferência da carne, transfira para uma assadeira (assim como dentes de alho e alecrim) e leve para o forno preaquecido a 220°C por 10 min. Retire do forno e reserve.
Na frigideira onde o filé foi selado, acrescente a chalota picada em fatias, os talos de cebolinha, raminhos de estragão e refogue tudo raspando o fundo da frigideira com uma colher de madeira.
Acrescente então o vinho tinto e solte todo o fundo cheio de sabor. Junte então o caldo (pode ser água) e deixe apurar por alguns minutos.
Retire do fogo e passe esse molho por uma peneira ou coador fino. Aperte bem com uma colher de pau para retirar todo o molho. Eu gosto de colocar um pouco de água quente sob essa mistura para ajudar a aproveitar todo o sabor. Volte o líquido para o fogo em uma panelinha até apurar. Experimente e ajuste sal e pimenta.
Faça lâminas finas de alho e refogue no azeite até que elas fiquem douradinhas.
Fatie o filé, disponha fatiado sobre uma travessa, despeje o molho por cima e finalize com as lâminas de alho e os flocos de sal.
Para ver o vídeo, clique aqui.
Comments