Um biscoitinho clássico e delicioso. Nossa versão é feita com azeite e você pode saborizar com diferentes ingredientes. Quem não ama um biscoitinho polvilho?
Ingredientes:
- 500 g de polvilho azedo
- 200 ml de azeite de oliva
- 250 ml de leite
- 200 ml de água
- 10 g de sal
- 1 ovo
Modo de preparo:
Colocar o polvilho e o sal na tigela da batedeira. Usar o batedor raquete e adicionar a água para hidratar o polvilho.
Despejar o azeite e o leite quentes. Bater até incorporar. Adicionar o ovo e bater até a massa ficar bem homogênea.
Transferir a massa para assadeiras e espalhar deixando uma camada fina de massa. Saborizar com o ingrediente desejado. Hoje eu usei: parmesão ralado, zatar, chia e pimenta calabresa. A chia já adianto que não deu muito certo, descolou quase tudo da massa depois de assada. Para funcionar melhor sugiro misturar a chia na massa e não só salpicar por cima.
Levar ao forno pré aquecido a 200C por 15 minutos. Essa temperatura alta faz com que os líquidos tentem “escapar” da massa o que forma umas bolhas lindas. Depois baixamos a temperatura para 160C e deixamos mais 25 minutos para a massa desidratar sem corar demais e garantir a crocância da preparação.
PS da Luisa - Precisa ficar bolhudo? Não. Pode ficar bem lisinho que fica crocante e delicioso também. Mas eu acho bem lindo essa forma maluca que fica as vezes. Eu já fiz essa receita inúmeras vezes e constatei que pode existir uma diferença MUITO grande entre marcas de polvilho azedo. As vezes a massa fica muito firme e as vezes fica bem mais líquida. Geralmente dá muito certo em ambos os casos. Aconteceu só uma vez de eu repetir a receita 3 vezes com um polvilho e realmente ela não ficar bolhuda. Ficou crocante, mas não ficou com esse belo formato orgânico e interessante.
Para ver o vídeo no instagram clique aqui.
Comments