top of page
Buscar

Costela Desfiada





Mais uma opção do nosso repertório de básicos que pode render muitos outros preparos: sanduíche de costela desfiada, escondidinho, arroz de costela…


Ingredientes:

2,5 kgs de costela bovina

3 cenouras

2 pimentões vermelhos

2 chalotas

1 cebola roxa

1 cebola

5 dentes de alho

3 talos de salsão

1 colher de sopa de extrato de tomate

1 colher de chá de pasta de harissa (um tipo de pasta de pimenta)

1 colher de chá de páprica

1 raminho de sálvia

1 raminho de tomilho

sal + pimenta do reino

salsa e cebolinha



Modo de preparo:

  • Tempere as costelas com sal e pimenta. Doure todos os lados da costela numa panela com um fiozinho de azeite e reserve. Repita o processo com todas as costelas. O ideal é não sobrepor as peças na panela para não criar água. (Eu pré aqueci a panela e deixei em fogo alto. Tampei a panela para não fazer fumaceira na cozinha.)

  • Pique em pedaços pequenos os legumes ou use o processador para agilizar essa etapa. (Juntei pimentão, cenoura e talo de salsão na primeira leva, processei e reservei. Na segunda leva processei cebolas, chalotas e alho.)

  • Aproveite a mesma panela onde as costelas foram douradas. Retire o excesso de gordura e refogue as cebolas e o alho. Com tudo bem refogado, acrescente os pimentões, cenoura e salsão processados. Tempere com a pasta de harissa, extrato de tomate e páprica. Volte as costelas douradas para a panela, adicione a sálvia e o tomilho e cubra com água até cobrir 2/3 das costelas.

  • Tampe a panela e leve para o forno pré-aquecido a 180C por 1 hora e meia. Abra com cuidado para ver se ainda tem líquido. Volte a panela para o forno e deixe por mais 1 hora e meia. Nesse momento a costela deve estar descolando do osso facilmente e desfiando sem nenhuma resistência.

  • Retire os ossos, desfie a carne e finalize com salsinha e cebolinha picadas.



Para ver o vídeo, clique aqui.








bottom of page