Mais uma opção do nosso repertório de básicos que pode render muitos outros preparos: sanduíche de costela desfiada, escondidinho, arroz de costela…
Ingredientes:
2,5 kgs de costela bovina
3 cenouras
2 pimentões vermelhos
2 chalotas
1 cebola roxa
1 cebola
5 dentes de alho
3 talos de salsão
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 colher de chá de pasta de harissa (um tipo de pasta de pimenta)
1 colher de chá de páprica
1 raminho de sálvia
1 raminho de tomilho
sal + pimenta do reino
salsa e cebolinha
Modo de preparo:
Tempere as costelas com sal e pimenta. Doure todos os lados da costela numa panela com um fiozinho de azeite e reserve. Repita o processo com todas as costelas. O ideal é não sobrepor as peças na panela para não criar água. (Eu pré aqueci a panela e deixei em fogo alto. Tampei a panela para não fazer fumaceira na cozinha.)
Pique em pedaços pequenos os legumes ou use o processador para agilizar essa etapa. (Juntei pimentão, cenoura e talo de salsão na primeira leva, processei e reservei. Na segunda leva processei cebolas, chalotas e alho.)
Aproveite a mesma panela onde as costelas foram douradas. Retire o excesso de gordura e refogue as cebolas e o alho. Com tudo bem refogado, acrescente os pimentões, cenoura e salsão processados. Tempere com a pasta de harissa, extrato de tomate e páprica. Volte as costelas douradas para a panela, adicione a sálvia e o tomilho e cubra com água até cobrir 2/3 das costelas.
Tampe a panela e leve para o forno pré-aquecido a 180C por 1 hora e meia. Abra com cuidado para ver se ainda tem líquido. Volte a panela para o forno e deixe por mais 1 hora e meia. Nesse momento a costela deve estar descolando do osso facilmente e desfiando sem nenhuma resistência.
Retire os ossos, desfie a carne e finalize com salsinha e cebolinha picadas.
Para ver o vídeo, clique aqui.
Comentarios