top of page
Buscar

Bolinho de quinoa e brócolis






A quinoa é um grão de fácil preparo, assim como o arroz. A grande diferença é que 100g de arroz tem 4 g de proteínas enquanto a mesma quantidade de quinoa tem 15g de proteína. Por ter mais proteína, a quinoa fornece mais saciedade. Para os vegetarianos e veganos é uma excelente escolha.


A versatilidade desse grãozinho é inversamente proporcional ao seu tamanho. Ela pode enriquecer saladas, se transformar em bolinhos e muito mais! A receita de hoje é essa versão de bolinhos com brócolis que é sucesso absoluto.


Ingredientes

1 xícara de brócolis cozido e picado

2 xícaras de quinoa cozida

2 ovos levemente batidos

1 xícara de farinha panko (pode usar farinha de rosca)

1/2 xícara de cheddar ralado (pode usar muçarela)

2 dentes de alho

Salsinha ou coentro

Sal + pimenta do reino

Azeite


Modo de preparo


  • Em uma tigela, bata os ovos ligeiramente.

  • Adicione então a quinoa, o brócolis picadinho, o alho amassado, o coentro e o queijo.

  • Tempere com sal e pimenta do reino. Incorpore tudo muito bem e adicione o panko.

  • Cubra com um plástico filme e deixe a mistura descansando na geladeira por aproximadamente 15 minutos. O panko vai absorver umidade dos demais ingredientes e a mistura vai ficar com uma textura ideal para moldar os bolinhos.

  • Depois do tempo na geladeira, pegue colheradas de massa e modele bolinhos achatados.

  • Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite e doure os bolinhos de ambos os lados.

E já! Simples e surpreendentemente saborosos! Eu prefiro a versão com coentro, mas com salsinha também fica muito bom! Destino certo pra quinoa aqui em casa! 💛


Para assistir o vídeo com o passo-a-passo e um truque para deixar os bolinhos bem redondinhos, clique aqui.


Para preparar a quinoa:

Enxágue a quinoa usando uma peneira em abundante água corrente, transfira para uma panela e adicione água e sal. Simples assim. O tempo de cozimento pode variar entre 15 e 20 minutos.


Existem várias maneiras de cozinhar quinoa, desde adicionar uma proporção exata de água para a quantidade de grãos utilizada ou a versão em que e a quinoa é cozida em abundante água até ficar no ponto desejado e então escorre-se o excesso de água. Ambas versões são válidas e uma recomendação boa é seguir as instruções do fabricante na embalagem.

Já ensinamos a fazer quinoa, nesse vídeo aqui. No passo-a-passo do vídeo, usei duas medidas de água para uma medida de quinoa.

O segredo é: depois de cozida, retirar da fonte de calor e deixar tampada por aproximadamente 5 minutos sem mexer. Depois desse período, usar um garfo para afofar delicadamente os grãos, deixando a quinoa bem soltinha.


Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page