A quinoa é um grão de fácil preparo, assim como o arroz. A grande diferença é que 100g de arroz tem 4 g de proteínas enquanto a mesma quantidade de quinoa tem 15g de proteína. Por ter mais proteína, a quinoa fornece mais saciedade. Para os vegetarianos e veganos é uma excelente escolha.
A versatilidade desse grãozinho é inversamente proporcional ao seu tamanho. Ela pode enriquecer saladas, se transformar em bolinhos e muito mais! A receita de hoje é essa versão de bolinhos com brócolis que é sucesso absoluto.
Ingredientes
1 xícara de brócolis cozido e picado
2 xícaras de quinoa cozida
2 ovos levemente batidos
1 xícara de farinha panko (pode usar farinha de rosca)
1/2 xícara de cheddar ralado (pode usar muçarela)
2 dentes de alho
Salsinha ou coentro
Sal + pimenta do reino
Azeite
Modo de preparo
Em uma tigela, bata os ovos ligeiramente.
Adicione então a quinoa, o brócolis picadinho, o alho amassado, o coentro e o queijo.
Tempere com sal e pimenta do reino. Incorpore tudo muito bem e adicione o panko.
Cubra com um plástico filme e deixe a mistura descansando na geladeira por aproximadamente 15 minutos. O panko vai absorver umidade dos demais ingredientes e a mistura vai ficar com uma textura ideal para moldar os bolinhos.
Depois do tempo na geladeira, pegue colheradas de massa e modele bolinhos achatados.
Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite e doure os bolinhos de ambos os lados.
E já! Simples e surpreendentemente saborosos! Eu prefiro a versão com coentro, mas com salsinha também fica muito bom! Destino certo pra quinoa aqui em casa! 💛
Para assistir o vídeo com o passo-a-passo e um truque para deixar os bolinhos bem redondinhos, clique aqui.
Para preparar a quinoa:
Enxágue a quinoa usando uma peneira em abundante água corrente, transfira para uma panela e adicione água e sal. Simples assim. O tempo de cozimento pode variar entre 15 e 20 minutos.
Existem várias maneiras de cozinhar quinoa, desde adicionar uma proporção exata de água para a quantidade de grãos utilizada ou a versão em que e a quinoa é cozida em abundante água até ficar no ponto desejado e então escorre-se o excesso de água. Ambas versões são válidas e uma recomendação boa é seguir as instruções do fabricante na embalagem.
Já ensinamos a fazer quinoa, nesse vídeo aqui. No passo-a-passo do vídeo, usei duas medidas de água para uma medida de quinoa.
O segredo é: depois de cozida, retirar da fonte de calor e deixar tampada por aproximadamente 5 minutos sem mexer. Depois desse período, usar um garfo para afofar delicadamente os grãos, deixando a quinoa bem soltinha.
Comments