top of page
Buscar

Alho-poró gratinado

Atualizado: 1 de jun. de 2023




O alho-poró é o tipo de ingrediente que não promete nada e entrega tudo! Saboroso, aromático, versátil. Tem valor imensurável na produção de caldos, por exemplo. Nessa receita, o alho-poró vai brilhar.

Esse delicioso gratinado é mais simpático que muita gente! O resultado final é apenas incrível, não deixem de reproduzir!


Ingredientes:


3 alhos-porós

300 g de creme de leite fresco

100 ml de leite

50 g + 30 g de queijo ralado

1 1/2 colher de chá de mostarda em grãos

noz moscada ralada na hora

1/2 colher de chá de tomilho

2 dentes de alho ralados

sal e pimenta do reino


Modo de fazer:

  • Corte os alhos-porós em cilindros de aproximadamente 3 cm. Disponha os cilindros numa travessa com no mínimo 3 cm de altura deixando os cilindros bem pertinho uns dos outros.

  • Numa tigela, junte o creme de leite fresco, o leite, a mostarda, 50 g de queijo ralado e o tomilho. Preferencialmente fresco, mas o desidratado, não decepciona. Rale a noz moscada e os dentes de alho. Incorpore tudo com um batedor de arame.

  • Tempere o alho-poró com sal e pimenta do reino. Despeje a mistura de creme de leite sobre os cilindros. Cubra toda a travessa com papel alumínio e leve para o forno preaquecido a 180°C por 1 hora.

  • Depois desse tempo, retire o papel alumínio, salpique o restante do queijo ralado e volte para o forno a 200°C por aproximadamente 20 minutos ou até o prato ficar com um dourado lindo.

Nhami nhami!


Para ver o vídeo clique aqui.



 









bottom of page