top of page
Buscar

Cebola roxa caramelizada

Atualizado: 2 de mar.


A Cebola roxa caramelizada é um item que agrega sabor em tantos preparos! É versátil e potencializa o resultado das receitas. Complementa muito bem o hambúrguer, os sanduíches de pão de queijo e carne de porco desfiada ou da carne assada com alho ficam ainda mais gostosos com cebola roxa. Deixa as saladas ainda mais deliciosas. Brilha muito como recheio de quiche junto com queijo de cabra... enfim, as possibilidades são infinitas! E depois de aparecer por aqui em tantos preparos, chegou a hora de compartilhar essa receita simples por aqui, mas cheia de sabor! O grande segredo dessa receita é: PACIÊNCIA. Deixar a caramelização acontecer lentamente, em fogo baixo para que o resultado seja sensacional.


Ingredientes:

500 g de cebola roxa

1 colher de manteiga

1/3 xícara de vinho do porto(pode ser vinho tinto)

2 colheres de vinagre balsâmico

sal e pimenta do reino



Modo de preparo:


  • Descasque e corte as cebolas ao meio. Fatie as cebolas em tiras de aprox. 0.5cm de espessura.Coloque uma colher de manteiga na panela e adicione as tiras de cebola. Acrescente uma pitada de sal e leve para o fogo baixo. Não se esqueça de mexer de tempos em tempos. Se começar a grudar no fundo da panela, use uma colher de pau para raspar o fundinho. Tudo isso vai dando sabor para o preparo. Fogo sempre baixo ou bem baixo, sem esquecer de mexer as cebolas.

  • Depois de meia hora de cozimento, acrescentar o vinho do porto e deixar reduzir cozinhando por aproximadamente 15 minutos. O vinho vai ajudar a soltar todo o fundinho de panela,deixando o preparo muito saboroso e contribuindo para a cor ficar ainda mais bonita.

  • Depois de 45 minutos de cozimento, acerte o sal e a pimenta do reino e finalize com o vinagre balsâmico

  • Transfira para um pote com tampa hermética e deixe na geladeira para usar nos mais diversos preparos. Sugerimos também uma opção mais fofa de apresentação que pode ser feita até para presentear. E nada mais especial do que presentear com algo que nós mesmas fizemos,dedicando nosso cuidado e nosso precioso tempo!


Para ver o vídeo com o passo-a-passo, clique aqui.







 









Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page