Buscar

Oi querida TPM, você por aqui?

Há uns dias atrás, estava conversando com minha paciente sobre essa famosa sensação.

Como a gente se sente invencível e pronta pra dominar o mundo quando está ovulando e em um piscar de olhos vem a vontade de chorar, deitar em posição fetal, ver série e comer o mundo com uma plaquinha presa na testa escrita TPM em letras garrafais para mandar sinais aos desatentos ao seu redor.

O que podemos fazer com todas essas mulheres e fases que existem dentro de nós?

Será que dá pra reverter esse quadro?


Eu diria que ignorar esse momento não é totalmente possível... mas algumas dicas podem ser implementadas na sua rotina para as coisas melhorarem por aí.


O primeiro passo é você saber as suas fases. Baixar um aplicativo para acompanhar o seu ciclo é essencial. A gente esquece das nossas fases e ele vai te "lembrar" o que está acontecendo. Ao contrário dos outros aplicativos, deixe TODAS as notificações dele acionadas.


Quando baixar o aplicativo, você vai ficar mais atenta na sua ovulação e a partir desse dia (14º dia normalmente) manter todas as suas atividades para que seus hormônios não dominem a sua vida. Manter a atividade física, tomar mais água e menos café, consumir menos sal ajudam MUITO na prevenção do inchaço/retenção.

O chá de gengibre para quem gosta e pode tomar, é um ótimo aliado e pode ser tomado 10 dias antes da menstruação diariamente. Tem a receita aqui


Como eu sempre falo, pequenas atitudes diárias fazem com que sua TPM venha e você nem se abale. Ok. Abala sim, não vou mentir, mas os sintomas são bem menores. Você pode ajudar seu corpo nesse momento pré TPM e produzir hormônios bons para quando ela chegar. Somos cíclicas e nesse período, mais do nunca, precisamos de movimento, água, e se rolar um sol, também é ótimo. Somos praticamente uma plantinha com emoções.


Abaixo algumas imagens do aplicativo que estou usando (FLO).


Essa montanha russa de estrogênio e progesterona faz a gente ter todo esse mix de sentimentos mas com certeza podemos melhorar a situação.



Beijos Acostumados

Paula Valansi



PS: existem vários aplicativos para controle do seu ciclo - flo, clue, meu calendário.

Para mais opções, clique aqui.


PS2: consulte seu médico antes de fazer qualquer mudança. Faça seus exames anualmente.


PS3: um chocolate amargo de boa qualidade e uma receitinha sem açúcar podem acalmar aquele monstro açucarado que nasce dentro de você.