Buscar

Boas opções de panelas.


O assunto foi tema dos nossos Esclarecimentos Nutricionais da semana passada lá nos stories e rendeu muito pano pra manga. Coloquei o link das melhores opções abaixo para vocês.


A Linha Tramontina Solar de aço inox com fundo triplo foi super bem cotada. Esse kit com 4 peças (2 caçarolas, 1 frigideira e 1 panela) tem o design clean e a vantagem do fundo triplo (aço inox + alumínio + aço inox) é distribuir bem o calor uniformemente e proporcionar um cozimento rápido e uniforme.


Na amazon também tem outro kit com mais 2 panelas (6 panelas no total) que muita gente não curtiu pois as "panelas extras" não são da linha solar, são de uma linha inferior chamada Alegra e não possuem fundo triplo. Clique aqui para conferir.


Na linha das importadas tem o kit da Zwilling. O preço é um pouco mais caro mas não custa nada lembrar que usamos nossas panelas praticamente todos os dias...Quando comparadas à tramontina tem a vantagem de o fundo e as laterais serem um pouco mais espessos. A lavagem é super prática. Esse kit também vem com 4 ítens, 1 panela e 3 caçarolas com tampa de vidro. Clique aqui para conferir.


A marca Happy Call foi minha grande descoberta. Ela realmente é incrível. Tenho há 5 anos e segue maravilhosa. É mais pesada e com antiaderente de 5 camadas. Pode ser lavada na lava-louças e é muito boa pois NADA gruda. Eu trouxe na mala mas você encontra na Amazon em compra internacional. Para conferir, clique aqui.


Além dessas existem as marcas clássicas como Le Creuset e Staub que são lindas e servem também para decorar a nossa cozinha. São panelas bem mais pesadas por serem de ferro fundido. Quem ama cozinhar super recomenda. Mas é outro nível de investimento...


Com relação a toxicidade de panelas de teflon ou antiaderentes, minha amiga Vanessa Andrade que é pesquisadora do CNPq na área de danos em DNA fez um estudo enorme sobre o tema e se você quiser mais informações ela tem 8 posts sobre o assunto. Aqui um breve resumo:


" Além do possível risco de sintomas semelhantes aos da gripe ao respirar os vapores de uma panela superaquecida revestida de Teflon, não há riscos comprovados para os humanos no uso de panelas revestidas com Teflon (ou outras superfícies antiaderentes). Embora o PFOA tenha sido usado no passado nos Estados Unidos na fabricação de Teflon, ele não está presente (ou está presente em quantidades extremamente pequenas) em produtos revestidos com Teflon atualmente. Como as rotas pelas quais as pessoas podem ser expostas ao PFOA não são conhecidas, não está claro quais medidas as pessoas podem tomar para reduzir sua exposição. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, as pessoas cuja fonte regular de água potável apresenta níveis mais altos do que o normal de PFOA ou produtos químicos semelhantes podem considerar o uso de água engarrafada ou a instalação de filtros de água com carvão ativado. Para as pessoas que estão preocupadas por terem sido expostas a altos níveis de PFOA, os níveis sanguíneos podem ser medidos, mas este não é um teste de rotina que pode ser feito em um consultório médico.

.

Referências utilizadas para escrever todos os posts relacionados ao assunto: Monografia IARC 110 (2018); American Cancer Society - Março, 2020 e Environ Sci Pollut Res (2017) 24:23436–23440


Para conferir todos os posts clique aqui:

Post 1: O dilema do uso das panelas revestidas de Teflon

Post 2: Danos ao revestimento.

Post 3: PFOA

Post 4: As principais preocupações com o substâncias polifluoroalquílicas.

Post 5: O que dizem as agências especializadas sobre o risco de câncer pelo uso das substâncias usadas na produção de materiais antiaderentes?

Post 6: Potencial de migração dos produtos químicos usados em revestimentos.

Post 7: PFOA e PFOS.

Post 8: Riscos comprovados para humanos



Vai comprar sua panela tranquila!

Beijos Acostumados,


PV